Turismo
Cais do Porto: Local de circulação de embarcações, junto ao Centro Histórico, além de realização de eventos, como o Poa South Summit (sobre inovação e empreendedorismo).
Cais Embarcadero: Outro local de eventos, junto ao Cais do Porto, inaugurado em meados de 2020.
Usina do Gasômetro: Antiga usina, hoje é um centro cultural. Caracteriza-se por uma torre de cerca de 100 metros de altura, uma das referências da cidade.
Orla Moacyr Scliar e Orla 3: A Orla Moaçyr Scliar abriga um restaurante panorâmico em 360 graus, além de uma bela vista de um dos símbolos mais famosos de Porto Alegre: o pôr-do-sol do Guaíba; já a Orla 3, localiza-se junto ao Guaíba, com diversas praças de esporte e lazer. Revitalizada nos últimos anos, permite sua utilização inclusive no período noturno.
Parque Marinha do Brasil: Desde os anos 1980, uma importante área verde junto ao Guaíba, extensa e com vários equipamentos de lazer.
Condomínio Vertical: uma obra rara na América Latina, com apartamentos em construídos de forma horizontal, no Morro Santa Tereza, com vista para o Guaíba e o Estádio Beira-Rio.
Estádios da Dupla Gre-Nal: importantes estádios do futebol brasileiro, o Beira-Rio (do Internacional, fundado em 1969, localizado na Zona Sul) e a Arena Porto Alegrense (do Grêmio, fundada em 2012, localizada na Zona Norte), recebem jogos de diversas competições a nível estadual, nacional e mundial. A Dupla Gre-Nal é responsável pela projeção do futebol gaúcho, com mais de 250 títulos somados conquistados, fazendo de Porto Alegre uma das poucas cidades do mundo a ter dois campeões mundiais de futebol Grêmio, em 1983, e Internacional, em 2006).
PUC e Museu de Tecnologia da PUC: A PUCRS é uma das maiores universidades particulares do Brasil. Entre sua estrutura, há o Hospital São Lucas, os estúdios da Band RS e o Museu de Tecnologia, que apresenta a visitantes de vários lugares e escolas, o funcionamento de diversos mecanismos e curiosidades científicas, proporcionando um aprendizado divertido.
Moinhos de Vento: Uma das áreas mais nobres de Porto Alegre. Apresenta a Rua Padre Chagas, famosa por restaurantes, lojas de grifes e vida noturna. O Parque Moinhos de Vento (também conhecido como “Parcão”) é ideal para caminhadas e aproveitar suas árvores e natureza no meio da zona urbana.
Rua Gonçalo de Carvalho: Localizada entre os bairros Independência e Floresta e entre as ruas Santo Antônio e Ramiro Barcelos, é considerada uma das ruas mais arborizadas do mundo, com árvores cobrindo praticamente toda a sua extensão.
Característica de capital de eventos e shows internacionais: A maior característica do turismo em Porto Alegre é de eventos. Centenas de eventos são realizados todos os meses, como congressos, shows, festivais, eventos das diversas áreas da sociedade e shows de grandes artistas nacionais e internacionais (Madonna, Paul Mc’Cartney, Roberto Carlos, Julio Iglesias e Justin Bieber já se apresentaram em Porto Alegre), apenas como exemplos), ou seja, uma quantidade bastante de extensa de cantores, artistas, bandas, grupos e músicos já passaram pela capital dos gaúchos, gerando renda no comércio, serviços e rede hoteleira, atraindo visitantes de muitos lugares.
Distrito criativo e Polo Cervejeiro: Localizado no antigo Distrito Industrial de Porto Alegre (IV Distrito ou Quarto Distrito), é uma retomada da movimentação na região, que passou por crises econômicas e em sua estrutura, sendo afetada pelas duas maiores enchentes que atingiram Porto Alegre (1941 e 2024). Atualmente recebe eventos de cervejarias artesanais e produção de artesanato dos moradores, gerando emprego e renda para os moradores da região.
Aeroporto internacional Salgado Filho: Um dos mais importantes do Brasil, foi bastante atingido pelas Enchentes de 2024, ficando com voos estritos até o Natal do mesmo ano. Apresenta estrutura para voos para Lisboa, Estados Unidos e países do Mercosul. Localiza-se na Zona Norte, a cerca de seis quilômetros do Centro Histórico.
Características da cidade como porta de entrada do Mercosul: localizada em ponto estratégico ligando o Sudeste Brasileiro à Argentina, ao Paraguai e ao Uruguai, Porto Alegre é um local com grande potencialidade para o turismo. Com certeza, muitos turistas que vem dos países do Prata podem considerar Porto Alegre não é apenas um ponto de passagem para outras regiões, mas sim acrescentar a capital gaúcha aos seus roteiros, por conta de suas atrações e pontos turísticos, por pelo menos de um a dois dias.
Casa de Cultura Mario Quintana: Prédio Histórico, revitalizado em 1990, para homenagear um dos maiores poetas brasileiros (Mario Quintana), tornando-se um dos maiores e mais importantes centros culturais da América Latina. Possui teatro, cinema, bibliotecas e outros espaços culturais.
Igreja das Dores: importante centro religioso do Centro Histórico de Porto Alegre, com duas torres e escadaria horizontal, localizado na Rua dos Andradas.
Farol Santander: Prédio histórico pertencente ao Banco Santander, servindo de espaço de exposições, como a Bienal do Mercosul.
Praça da Matriz: A mais importante praça de Porto Alegre no ponto de vista cívico e político, abrigando em seu entorno o antigo Tribunal de Justiça, a Catedral Metropolitana (principal e imponente igreja católica da capital), o Palácio Piratini (sede do Governo do Rio Grande do Sul), a Assembleia Legislativa e o Theatro São Pedro. Dentro da praça, há um espaço de lazer e monumentos construídos há de mais de um século.
Theatro São Pedro: Inaugurado em 27 de junho de 1858 (em 2025 serão 168 anos), é um dos mais importantes teatros brasileiros. Neste ano, 2025, passará por reformas. Já recebeu os mais diversos tipos de shows e espetáculos de artistas de vários países.
Palácio do Governo: Também conhecido como Palácio Piratini, é a sede do Governo do Estado. Começou a ser construído em 1910, ocupado desde 1921 e com as obras concluídas em 1970. É possível agendar visitas guiadas.
Assembleia Legislativa: Sede do Legislativo Gaúcho, localizada na Praça da Matriz.
Catedral Metropolitana: Teve sua Pedra Fundamental criada em 1921, em substituição ao antigo templo – fundado em 1772, ano de fundação da capital gaúcha e concluída totalmente em 1986. É um dos maiores templos religiosos do Rio Grande do Sul.
Biblioteca Pública do Estado: Criada pela Lei N° 724, de 14 de abril de 1871, e instalada e aberta ao público em 21 de janeiro de 1877, sendo transferida para a Rua Riachuelo, esquina General Câmara, onde funciona desde 1915. Possui um vasto acervo bibliográfico.
Museu Júlio de Castilhos: Conta a história do Rio Grande do Sul com um vasto acervo de objetos. Localiza-se na Rua Duque de Caxias, 1205.
Museu de Artes do RS (MARGS): Junto à Praça da Alfândega, Centro Histórico, com diversas exposições e acervos artísticos.
Memorial do Rio Grande do Sul: Espaço dedicado a eventos e exposições sobre o Rio Grande do Sul e sua história.
Praça da Alfândega: Localizada entre a Rua dos Andradas, a Rua Sete de Setembro e a Av. Siqueira Campos, é outra importante praça porto-alegrense. Junto a ela estão diversas instituições, como o Clube do Comércio, o Rua da Praia Shopping, o MARGS, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Farol Santander e a sede do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Todos os anos, em meados de novembro, a Praça é o palco da Feira do Livro de Porto Alegre, a maior a céu aberto da América Latina, com diversas atividades relacionadas à literatura.
Prefeitura e Fonte Talavera: Marco Zero de Porto Alegre para qualquer lugar do mundo. Localiza-se entre as ruas Uruguai e Borges de Medeiros.
Largo Glênio Peres: local de realização de feiras e atos políticos. Foi batizado com este nome em 1988, ano de seu falecimento, quando vice-prefeito de Porto Alegre.
Mercado Público: Construção centenária, que já superou incêndios e enchentes, sendo um grande ponto comercial e de visitas de Porto Alegre. Abriga a venda dos mais diversos produtos e restaurantes tradicionais, como o Gambrinus (o mais antigo da cidade, fundado em 1889).
Muro da Mauá: Tem esse nome por estar paralelo à Av. Mauá, no Centro Histórico. Usado como contenção para cheias no Guaíba, embora não o suficiente em alguns momentos, como as enchentes de 2024, ainda assim recebeu em 2022 – em comemoração aos 250 anos da cidade – pinturas de grafismo (arte e desenho em espaços públicos), embelezando o espaço. Lembrando que grafismo é diferente de pichação.
Cisne Branco: Barco tradicional que faz passeios pelo Delta do Jacuí. Realiza também festas e eventos.
Estádio Francisco Noveletto Neto (Zequinha): Pertencente ao Esporte Clube São José, localiza-se na Zona Norte de Porto Alegre.
Praça Província de Shiga: Inaugurada nos anos 1980, numa parceria de Porto Alegre com a província japonesa de Shiga, representando uma miniatura de uma ambiente arquitetônico japonês na zona norte de Porto Alegre (na bifurcação das Avenidas Plínio Brasil Milano e Cristóvão Colombo). É um recanto diferenciado entre o ambiente edificado da cidade.
Parque Municipal Natural Morro do Osso. Localizado na zona sul, apresenta, de forma agendada, expedições sobre a biodiversidade e preservação ambiental, em meio a belas paisagems e vistas.
Monumento ao Laçador. Inspirado no tradicionalista Paixão Cortes representa a figura tradicional do gaúcho. Localiza-se no caminho para o Aeroporto Salgado Filho, na entrada de Porto Alegre.
Parque Maurício Sirostky Sobrinho (ou Parque da Harmonia): Importante local de tradicionalismo, com a realização anual do Acampamento Farroupilha, atraindo milhares de visitantes.
Shopping Center Iguatemi: Fundado em 14 de abril de 1983, com 110 lojas (em 2025, são mais de 400), foi o primeiro grande shopping center do Rio Grande do Sul. Apresenta diversas opções de compras, lazer, alimentação e cinemas.
Praia de Belas Shopping: Outro importante shopping da cidade, inaugurado em 1991, sendo referência para visitantes do interior, a partir da proximidade com o centro, via avenida Borges de Medeiros.
Estação Rodoviária de Porto Alegre: Construção datada dos anos 1970, considerada a maior do gênero na América Latina na época. É o ponto de encontro do Rio Grande do Sul, sendo o ponto de partida e chegada de ônibus para os mais diversos lugares do RS e do Brasil.
Túnel da Conceição: Liga a Oswaldo Aranha ao Viaduto da Conceiçaão, até à Rodoviária.
Ponte Móvel do Guaíba: Inaugurada no final dos anos 1950, com o nome de Ponte Getúlio Vargas, apresenta um vão um móvel para a passagem de navios. Em algumas ocasiões, o trânsito é interrompido para a passagem das embarcações, em horários pré-determinados.
Por do Sol do Guaíba: considerado um dos mais bonitos do Brasil e do mundo, é um espetáculo emocionante. Dependendo do ponto de vista, o sol se pondo através do horizonte voltado para o lado oeste gera belas imagens.
Parque da Redenção (ou Parque Farroupilha): com 380 hectares, é uma ilha verde de lazer junto ao centro de Porto Alegre, com vários espaços, monumentos e um lago com pedalinhos.
Auditório Araújo Vianna: Importante espaço para show de artistas nacionais, situado dentro do Parque da Redenção.
Planetário: Mantido pela UFRGS, localiza-se na Avenida Ipiranga, e realiza eventos relacionados à astronomia e às ciências espaciais.
Museu Iberê Camargo: fundado no início dos anos 2000, localiza-se à beira do Lago Guaíba. Abriga a obra de Iberê Camargo, um dos grandes nomes das Artes Plásticas no Brasil. Seu aspecto externo (fachada) é diferenciado, inspirado na obra deste grande artista.
