A Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA, criada por lei em 1973, com 14 municípios originais (em 2026, são 34 integrantes), é a área mais densamente povoada do Rio Grande do Sul e a quinta maior do Brasil. Em 2020, segundo as Estimativas de População do IBGE, concentra 4,4 milhões de habitantes – 38,2% da população total do Estado Gaúcho. Dos 19 municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes, nove estão na RMPA. A densidade demográfica média da região é de 421,8 hab/km².
Suas principais causas da formação são: o crescimento demográfico resultante principalmente das migrações internas, a interligação das malhas urbanas e das sucessivas emancipações que ocorreu ao longo das últimas décadas. A RMPA se constitui em um polo de atração, de complementaridade funcional e de integração das dinâmicas políticas e socioeconômicas, com Porto Alegre e cidades do entorno gerando polos de atração de pessoas, mercadorias e promovendo infraestrutura.
Municípios integrantes: Porto Alegre, Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Triunfo
e Viamão.

