Home » Bairros

Bairros

Descrição dos bairros

Aberta dos Morros

Bairro da Zona Sul, criado em 21 de dezembro de 2015.

Agronomia

Com uma área de 1241 hectares, engloba parte do Morro Santana e o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É cortado pela Av. Bento Gonçalves, seguindo para Viamão. Criado em 21/9/76.

Anchieta

Bairro industrial localizado no Extremo Norte de Porto Alegre, criado em dezembro de 1959. Nele, foi inaugurado, em meados dos anos 1970, o primeiro lojão de atacado da cidade, o Makro. Apresenta diversas indústrias, empresas e é cortado pela BR-290, Avenida dos Estados e a linha do Trensurb, inclusive com uma estação. Por ser um bairro industrial, tem apenas 203 habitantes, segundo o IBGE.

Arquipélago

É o bairro formado por todas as ilhas do Delta do Jacuí, com 4.718 há e mais de 5 mil moradores. São mais de 30 ilhas, algumas com residências de alto padrão e outras com famílias em vulnerabilidade social. Também são realizados passeios turísticos entre os canais das ilhas, como o famoso barco Cisne Branco.

Auxiliadora

Com quase 10 mil moradores e criado em 1959, é um bairro de renda média e alta, tendo como ruas principais a Marquês do Pombal, a Rua 24 de Outubro, a Av. Plínio Brasl Milano, a Rua Felicíssimo de Azevedo, Rua Mariland e a Rua Nova York. Tem como referências a Igreja Auxiliadora e o Centro Cultural 25 de Julho. 82 hectares de área.

Azenha

Surgimento em 1949, com 126 hectares de superfície. Com 13.500 habitantes aproximadamente, apresenta uma região de vários Cemitérios (São Miguel e Almas e Crematório, entre outros). Também, por mais de 50 anos, foi a sede do Grêmio FootBall Porto Alegre (o lendário Estádio Olímpico). A Avenida da Azenha é um dos maiores polos comerciais de Porto Alegre.

Bela Vista

Possui 92 hectares e um dos maiores rendimentos médios em salários mínimos de Porto Alegre (34,68 salários mínimos por mês), com quase 10 mil habitantes. Apresenta diversos empreendimentos imobiliários, especialmente voltados para as classes sociais mais elevadas. Um dos pontos de encontro dos moradores é a Praça Simão Carlos Arnt (“Praça da Encol”), instalada em 1990, em referência à extinta construtora Encol.

Belém Novo

Com quase 14 mil habitantes, apresenta condomínios fechados e também populares. A avenida Juca Batista é o principal acesso ao bairro. Sua área é de 2925 hectares, sendo constituído em 1991.

Belém Velho

Zona sul, homologado no Natal de 1980, com 866 hectares e 7876 habitantes.

Boa Vista

Com 160 hectares, se estende da avenida Carlos Gomes até o Shopping Iguatemi. Tem 160 há e foi criado em 1959. Bairro residencial com alguns estabelecimentos comerciais, sobretudo na Rua Anita Garibaldi.

Boa Vista do Sul

Um dos mais novos bairros de Porto Alegre, criado em agosto de 2016, com 2300 habitantes aproximadamente.

Bom Jesus

Com mais de 28 mil habitantes, localiza-se entre a Chácara das Pedras, Vila Jardim e a Av. Protásio Alves. 179 hectares e fundado em 15 de dezembro de 1986.

Bom Fim

Criado em 1959, é um dos grandes pontos da noite porto-alegrense, com uma vida cultural efervescente – auge nos anos 1980 e 1990. Está situado junto à Av. Oswaldo Aranha. Tem 38 hectares e cerca de 12 mil moradores.

Camaquã

Localizado na Zona Sul, tem mais de 22 mil moradores. Tem 224 hectares

Campo Novo

Situa-se na zona sul, com criação em março de 2011, com 592 hectares e 7.652 habitantes.

Cascata

Além de abrigar um dos morros mais altos da cidade, apresenta a parte final da Avenida Barão do Amazonas. Mais de 24 mil moradores, distribuídos em 694 há.

Cavalhada

Importante centro comercial da zona sul, sendo um corredor da Terceira Perimetral. A Av. Dr. Campos Velho (“Faixa Preta”) liga o bairro com Cristal e Tristeza.

Centro Histórico

Com 228 hectares de superfície, é o “coração” e “embrião” de Porto Alegre. Foi nele em que a cidade iniciou sua colonização, com a vinda dos europeus, no século XVIII. Atualmente e praticamente toda a região encontra-se edificada. Nele, todos os principais órgãos políticos, religiosos, culturais e comerciais da cidade, que é o ponto de partida para diversos produtos e serviços, tendo ligações de infraestrutura com várias regiões de dentro e de fora de Porto Alegre.  Pode ser considerado, ainda, o ponto de encontro do Rio Grande do Sul, pela rodoviária. Tem quase 37 mil moradores fixos e milhares de pessoas circulando em ruas, como a dos Andradas, Av. Mauá, R. Dr. Flores, Rua General Câmara, Rua Riachuelo e Rua Borges de Medeiros.

Chácara das Pedras

Bairro nobre da zona leste de Porto Alegre, abriga prédios de classe média alta e o Shopping Iguatemi.

Chapéu do Sol

Oficializado em 2011, é um bairro do extremo-sul de Porto Alegre, criado a partir de proposição do vereador Engenheiro Comassetto.

Cidade Baixa

Com mais de 16 mil habitantes, localiza-se na parte central de Porto  Alegre e é conhecido por sua vida noturna.

Coronel Aparício Borges

O nome do bairro é uma homenagem  a um tenente-coronel morto durante a Revolução Constitucionalista de 1893, localiza-se na zona sul de Porto Alegre. Tem 278 ha e cerca de 23 mil habitantes.

Costa e Silva

Bairro popular da zona norte, criado em agosto de 2016, com quase 16 mil habitantes (dado de 2010 do IBGE).

Cristal

Bairro nobre da zona sul da capital gaúcha, abriga o Hipódromo, o Barra Shopping Sul, a Avenida Diário de Notícias e outros locais. É uma parte integrante de um eixo de ligação entre o centro e os bairros da parte sul de Porto Alegre.

Cristo Redentor

Localiza-se na zona norte, junto à Av. Assis Brasil. Dispõe de hospitais e shopping.

Espírito Santo

Zonas Sul de Porto Alegre, surgido em 1990, com 174 ha e quase 5 mil habitantes.

Extrema

Criado em agosto de 2016, localiza-se no extremo sul de Porto Alegre. Possui 2.360 habitantes (IBGE, 2022).

Farrapos

Dentro da região de Planejamento Humaitá-Navegantes e do Quarto Distrito, o Bairro Farrapos foi homologado em 1988. Tem como eixo principal a Av. AJ Renner e localiza-se próximo à Arena do Grêmio. Tem uma densidade demográfica de 103,1 hab/ha.

Farroupilha

Próximo ao Centro Histórico, abrange o Campus Central da UFRGS, o Parque Farroupilha (ou Parque da  Redenção) e o Auditório Araújo Vianna.

Floresta

Fundado em dezembro de 1959, é um eixo comercial e de serviços do Quarto Distrito, tem a av. Cristóvão Colombo. Passa por melhorias de desenvolvimento nos últimos anos, com a implantação de polos de cultura e inovação. Possui 167 ha de área.

Glória

Região de morros, uma das mais elevadas da cidade, cortada pela Av. Oscar Pereira. Possui um hospital e área de cemitérios.

Guarujá

Banhado pelo Lago Guaíba, localiza-se na zona sul e tem 126 ha e 6.200 habitantes, aproximadamente.

Higienópolis

Bairro de classe média alta, com mais de 10 mil habitantes, na zona norte.

Hípica

Com 447 ha e 29 mil habitantes, localiza-se na zona sul.

Humaitá

Na zona norte de Porto Alegre. Faz limite com o município de Canoas e nele se localiza a Arena do Grêmio, inaugurada em dezembro de 2012, que valoriza a região no ponto de vista imobiliário, social e de referência na cidade. A BR-290 (Free-Way) passa pelo bairro, que apresenta o entroncamento com a BR-116, importante ligação de Porto Alegre com o Brasil e o Mercosul. Tem quase 13 mil habitantes em 2022.

Independência

Bairro nobre localizado na porção centro-norte de Porto Alegre, junto ao Centro Histórico, bastante edificado. São 40 ha de áreas e cerca de 7 mil habitantes e densidade de 160,2 hab/ha (2022).

Ipanema

Possui um balneário e uma orla junto ao Lago Guaíba, bastante frequentada por moradores, para caminhar
e andar de bicicleta, além de curtir o sol. Tem 13 mil habitantes e quase 400 ha de área.

Jardim Botânico

Bairro nobre da zona leste, apresenta vários prédios de grande porte, além do Jardim Botânico do RS, mantido pela Fundação Zoobotânica (Governo do Estado), um refúgio de natureza em plena zona urbana, com diversas espécies de plantas de várias regiões do Brasil e do Mundo. As avenidas Sen. Tarso Dutra e Salvador França são as mais importantes do bairro. Tem 203 ha de área e 11.349 habitantes (IBGE, 2022).

Jardim Carvalho

Criado em novembro de 1990, com quase 300 hectares e 23,5 mil habitantes.

Jardim Leopoldina

Zona norte de Porto Alegre, com 16.151 habitantes, com acesso pela Av. Baltazar de Oliveira Garcia, próximo ao município de Alvorada.

Jardim Floresta

Com 64 ha, na zona norte, localiza-se entre as Av. Sertório e Av. Assis Brasil, com 59,7 hab/ha.

Jardim Isabel

Bairro de criação recente (julho de 2009), da zona sul de Porto Alegre, com 2.592 habitantes.

Jardim Europa

Até o final dos anos 1990, eram espaço vazios. O bairro foi criado junto ao Shopping Iguatemi nos anos 2000 por uma grande construtora de imóveis, é um dos espaços nobres de mais crescimento na capital. Homologado
em agosto de 2016, engloba o Parque Germânia, um dos mais recentes espaços de lazer implantados em Porto Alegre. Tem mais de 4.400 habitantes.

Jardim Itu

Zona norte de Porto Alegre, com quase 18 mil habitantes.

Jardim Sabará

Também na zona norte, com 11.270 habitantes.

Jardim Lindoia

Bairro Nobre, com várias praças, clube e shopping. Foi estabelecido em meados dos anos 1960. Tem a avenida Pan americana como uma das mais importantes.

Jardim do Salso

Na zona leste, próximo à Av. Ipiranga. Surgiu em 1990 e em 2022, tem 6.576 habitantes.

Jardim São Pedro

Localiza-se junto à Av. Assis Brasil e à Av. Sertório. Tme 92 ha e 3.320 habitantes (IBGE, 2022).

Lageado

Junto às encostas do Morro São Pedro, está dentro do extremo-sul e da zona rural de Porto Alegre, com fazendas e ares de interior em meio ao complexo urbano e metropolitano. Possui 2 717 ha, foi fundado em 1992 e tem 5.676 habitantes.

Lami

Bairro mais meridional (ao sul) de Porto Alegre, possui um balneário bastante apreciado no verão, às margens do Guaíba. Localiza-se a uma hora do Centro Histórico e tem 2.408 ha e quase 7 mil habitantes. Apresenta, ainda, a Reserva Biológica Urbana do Lami José Lutzemberger – para visitá-la, é necessário marcar uma visita com a instituição.

Lomba do Pinheiro

Um dos maiores e mais populosos bairros da capital, localizada na zona sul e leste da cidade, com 2.455 ha e 59.200 habitantes. As principais vias são as Estradas Afonso Lourenço Mariante e João Antônio da Silveira.

Bandeira de Porto Alegre

Dados básicos

  • GENTÍLICO: porto-alegrense
  • DATA DE FUNDAÇÃO: 26/3/1772
  • MUNICÍPIOS DE ORIGEM: Um dos quatro primeiros municípios do RS
  • DISTÂNCIA À CAPITAL DO BRASIL (BRASÍLIA): 2.114 km (via rodoviária); 1.620 km (linha reta)
  • MUNICÍPIOS VIZINHOS: Viamão (sul e leste), Alvorada (leste), Cachoeirinha, Canoas, Nova Santa Rita [1] e Triunfo [2] (norte), Eldorado do Sul, Guaíba e Barra do Ribeiro (oeste) [3]
  • ALTITUDE MÉDIA: 10 m. Ponto mais elevado: Morro Santana, 311 metros,
  • CLIMA: Subtropical Úmido
  • SUPERFÍCIE: 496 km²
  • POPULAÇÃO: 1.332.845 habitantes (Censo IBGE 2022)
  • DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 2.690,50 hab/km² (Censo IBGE 2022)
  • NÚMERO DE BAIRROS OFICIAIS (2022): 94
  • CÓDIGO TELEFÔNICO DE ÁREA: 51
  • CEP: 90000-001 à 91999-999
  • CÓDIGO IBGE: 4314902
  • RIOS PRINCIPAIS: Arroio Dilúvio, Arroio Feijó, Rio Gravataí, Lago Guaíba, Rio Jacuí
  • ATIVIDADES ECONÔMICAS: Indústria, Comércio e serviços, Turismo de eventos
  • FERIADOS MUNICIPAIS: 2/2 (Dia de Nossa Senhora dos Navegantes / Iemanjá)
  • PREFEITO: Sebastião Melo (MDB)
  • VICE-PREFEITO: Betina Worm (PL)
[1] e [2]: Os limites com estes municípios são separados pelo Delta do Jacuí (Bairro Arquipélago).
[3] Separados pelo Lago Guaíba.