Porto Alegre é a maior economia do Rio Grande do Sul e uma das maiores entre os municípios brasileiros. O Produto Interno Bruto (PIB) de Porto Alegre corresponde a 16,11% do total de riquezas econômicas produzidas pelo Estado Gaúcho. Segundo dados de 2023 do IBGE, o PIB porto-alegrense era de R$ 104,74 bilhões.
As principais atividades econômicas porto-alegrenses são as indústrias, o setor de serviços e comércio e o turismo de eventos.
Apresenta 292 cooperativas de crédito, 50 postos e agências da Caixa Econômica Federal e 285 agências de bancos comerciais (Banrisul, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Sicredi são os com maior número de agências, espalhadas por diferente regiões do município).
Também, 69% da população (1.007.302 habitantes) é economicamente ativa; Já 452.936 habitantes (31%) são dependentes. Sobre as empresas, Porto Alegre, com dados de 2020 (2024 para os Microempreendedores Individuais – MEI’s) apresenta os seguintes números:
- 848 microempresas;
- 338 pequenas e empresas;
- 233 médias e grandes empresas;
- Mais de 100 mil MEI’s.
Em 2018, 92% do Valor Adicionado Bruto (VAB, total de riquezas produzidas por setor econômico) era do setor de serviços e 8% do setor industrial.
Uma das mais importantes funções econômicas de Porto Alegre, sem dúvida, é a do comércio. Desde o Centro Histórico – com milhares de estabelecimentos comerciais das mais diversas especificidades – passando por ruas de comércio tradicional de rua (Av. da Azenha, Av. Assis Brasil, Av. Otto Niemeyer, Av. Protásio Alves, Av. Presidente Roosvelt, Av. Ipiranga, Av. Cristóvão Colombo e outras) até os shopping centers (Barra Shopping Sul, Iguatemi, Total, Praia de Belas, Lindoia, Moinhos, DC Shopping, Pontal, Rua da Praia, João Pessoa, Bourbon e outros), há um grande número de opções de compra para todos os gostos e bolsos, para todas as idades, porto-alegrenses e turistas.
